12/08/09

Não deixo nada por dizer!!

Eu apenas lamento isto acontecer com mais frequência do que seria desejável… Mas afinal sou / somos humanos!
Uma das piores coisas que pode acontecer numa relação humana, seja ela pura amizade, com colegas, namorados ou cônjuges, é o acumular de palavras ao longo do tempo e acabar por as desabafar de uma só vez e por vezes de forma bastante violenta. Concordo que se deva dizer tudo um ao outro, claro que relacionado com o bom funcionamento da relação. Quantas vezes não o dizemos e depois, acaba-se por ir “lavar roupa suja” com outras pessoas, sei lá, colegas de trabalho, amigos, familiares… em vez de com a pessoa em questão! Claro que nesta tentativa frustrada de lavar roupa fora “de casa”, a roupa acaba por apanhar muitas “manchas” que depois nem com lixívia se conseguem eliminar, ficam entranhadas nas fibras! Independentemente do número de anos em que os protagonistas se conhecem, do grau de cumplicidade que têm, sei lá, eu acho que na verdade há sempre coisas ou qualquer coisa que a outra parte não vai perceber se não forem ditas. Nem sempre entendemos perfeitamente o que a outra pessoa está a pensar ou a querer dizer por meias palavras. A comunicação é realmente uma arma muito poderosa mas que tem e deve ser muito bem usada.
E assim se vai aprendendo na vida, com os nossos próprios erros e muitas vezes com os erros dos outros, desde que nos dediquemos a avaliar e a explorar o sentido do erro dos outros.
Por isso, isto e tudo mais, vou tentar adicionar mais um pilar à minha maneira de ser e postura perante os outros, não deixar nada por dizer (desde que considere importante para fortalecer a relação em causa).
Até porque como consequência do silêncio, pode-se fazer sofrer muito uma pessoa e isso não é humanamente correcto. Sei que tenho e muitas pessoas têm, a capacidade de perdoar, mas uma coisa é muito difícil de acontecer, é o esquecer. E se hoje posso dizer o que seja necessário ser dito ao outro, amanhã não sei se ainda cá estou ou cá estamos para podermos falar. Porquê? Porque a vida é uma merda e por isso, não devo deixar de dizer o que devo dizer, principalmente se for para fortalecer a minha relação com o(s) outro(s) e fazer crescer a minha paz de espírito.

2 comentários:

Psantos disse...

Lá estão as cordas partidas. Minha cara, gosto do que escreves, mas desta vez queimaaste tantos caracteres sem dizer mais do que: Tenho que dizer!
Força, diz, o que for o que seja, mas diz. Se não fica-te a ganhar bolor.
O meu blog é mesmo para mostrar mas essencialmente para dizer!

BroKen Strings disse...

Caro PSantos, obrigada pelo teu comentário e pelas visitas. E digo. Não duvides.Mas muitas vezes há quem não entenda ou não queira entender! Mas aí.. lamentamos. :)