03/07/09

Amizade & Amor


'Na amizade pura há um prazer a que não podem atingir os que nasceram medíocres. A amizade pode sobreviver entre pessoas do mesmo sexo ou de sexo diferentes, mesmo dispensando tudo o que seja material.
O amor, nasce bruscamente, sem outra reflexão, por temperamento, ou por fraqueza: um detalhe de beleza que nos prende, que nos determina.
A amizade, ao contrário, vai-se formando pouco a pouco, com o tempo, pela prática, por um longo convívio. Quanta inteligência, quanta bondade, quanta dedicação, quantos serviços, para fazer nos amigos, em anos. Bastante menos do que faz, por vezes e num instante, um rosto bonito, dando lugar ao amor!

O tempo, que fortalece as amizades, enfraquece o amor.

Enquanto o amor dura, subsiste por si, alimenta-se por si e até às vezes pelo que parece dever acabar com ele, como sejam, caprichos, rigores, ausências, ciúmes, a amizade, pelo contrário, precisa de esforço, dedicação: morre por falta de cuidados, morre por falta de confiança, de atenção.
É mais usual ver um amor derradeiro que uma amizade perfeita. O amor e a amizade excluem-se um ao outro. Aquele que teve a experiência de um grande amor descuida a amizade; e quem se esgotou na amizade ainda não fez nada para o amor!O amor começa pelo amor. Só se passaria da mais forte amizade para um fraco amor!

Mas tanto o amor como a amizade são bens preciosos e a cuidar na vida. A fronteira entre ambos deve ser clara e não se deve, em tempo algum, deixar que se confundam ou misturem. O risco que se corre é alto… perder ambos!'
Aos meus amigos... aos meus amores!

Sem comentários: