22/05/09

"Amigo é uma palavra profanada pelo uso e barateada a cada hora, como a palavra de honra, que por aí anda desvirtualizando a honra"


... Aproveitando o mote do título, é por tudo isto, que eu sei que a nossa amizade é verdadeira. Porque se pauta por valores como a sinceridade, frontalidade, cumplicidade, lealdade e... fraternidade!". E após ter feito algumas dissertações sobre a amizade verdadeira, vou-me debruçar sobre aquilo que considero ser os valores pelos quais se rege a nossa amizade...



... Ora bem!!! Vamos começar! Tópico de hoje: Frontalidade.


Não podia dizer o que quer que fosse sem antes ir ver o seu significado E isto foi o que encontrei: "capacidade de encarar e dizer as coisas directamente e sem receio; franqueza." Há quem a considere uma virtude, no entanto, alguns, talvez a maioria, considera-a como agressividade. Nos dias de hoje andamos tão melindrados com tudo e todos, que assim que alguém nos diz algo frontalmente assumimos como um ataque e jogamos à defesa. Por isso, acho que a maioria de nós não sabe muito bem lidar, ou mesmo distinguir, a frontalidade. Por isso... e por não querermos magoar ninguém. Porque a verdade, nua e crua, muitas vezes magoa!!! E a saída mais fácil é ficar calado... para não ferir susceptibilidades. E durante muito tempo, foi nesta inércia que fiquei!!! Moldei-me às situações, contornando sempre os limiares da frontalidade, e assumindo uma postura, confesso, passiva. Porque era mais fácil. Não para mim... porque aquilo que não digo, acaba por me consumir, mas para os outros. Que assim viviam na ilusão de uma concordância aparente!!! Quando tu apareceste, tudo mudou. Aliado a uma frontalidade teórica (aquela que todos dizem gostar) veio uma frontalidade prática, uma vez que não só és frontal como "admites" que contigo o sejam também. E essa é uma das tuas mais valias, que me fez acordar e ver que afinal apesar de vivermos num mundo de hipócrisia, o discernimento ainda existe. Enfim!!! Por isso te digo que a dureza da frontalidade é sempre a leveza da honestidade…


Obrigada amigo!


Sem comentários: